Sobre a SPB

Fundação

fundada em 1957 como secção independente da Sociedade de Ciências Médicas de Lisboa

A nossa missão é promover o ensino, a aprendizagem e a investigação da bioquímica em Portugal.

Promovemos o ensino, a aprendizagem e a investigação em bioquímica em Portugal e no estrangeiro.

A Sociedade Portuguesa de Bioquímica (SPB) foi fundada em 1957 como secção independente da Sociedade de Ciências Médicas de Lisboa, com a missão de promover o ensino, a aprendizagem e a investigação da bioquímica em Portugal. A sociedade passou por várias fases de reorganização até obter apoios financeiros regulares, fator chave para o seu desenvolvimento e estabelecimento como instituição científica de prestígio em Portugal. Em Outubro de 1972, realizou-se em Lourenço Marques (atual Maputo) o IV Congresso Nacional de Bioquímica, e um grupo de bioquímicos, liderado pelo Professor Francisco Carvalho Guerra (UP), elegeu pela primeira vez uma Comissão Diretiva da SPB em assembleia geral. O Professor Francisco Carvalho Guerra foi eleito Presidente, o Professor Arsélio Pato de Carvalho (UC) Vice-Presidente e a Professora Deodata Carvalho (Instituto Rocha Cabral) Secretário Geral. O Professor Ruy Pinto (Instituto Rocha Cabral), que trabalhou com Hans Krebs, também participou na organização do 4º Congresso Nacional de Bioquímica. O congresso de 1972 pode ser considerado um momento de refundação da SPB, adotando-se então uma estrutura organizacional moderna, semelhante a outras Sociedades (internacionais) de Bioquímica. Desde então, o âmbito evoluiu de um foco na bioquímica clínica para uma visão mais ampla no quadro da bioquímica geral. Seguiu-se a constituição da SPB como sociedade autónoma em 18 de Fevereiro de 1975.

Durante este período, as Comissões Diretivas da SPB tiveram a importante missão de estimular o crescimento e consolidação da SPB e da bioquímica em Portugal, promovendo a filiação e participação de jovens cientistas, a fusão de pequenas sociedades científicas interessadas em Bioquímica (Fisiologia Vegetal, Biotecnologia e Genética entre outras), e a organização de um Congresso Nacional de Bioquímica em língua inglesa, incluindo a participação de investigadores internacionais.

O reconhecimento da SPB pela comunidade internacional levou à organização de reuniões conjuntas das Sociedades Bioquímicas Portuguesa e Espanhola e à primeira reunião da FEBS em Portugal em 1985 (organizada pela Professora Claudina Rodrigues Pousada, membro da Comissão Executiva da FEBS e Presidente do Grupo de Trabalho da FEBS sobre as Carreiras de Jovens Cientistas) e posteriormente o envolvimento de delegados portugueses como membros dos comités da FEBS (Educação, Cursos Avançados, Bolsas, Grupo de Trabalho sobre Mulheres na Ciência).

A SPB tem duas organizações afiliadas, a Sociedade Portuguesa de Biologia Vegetal (SPBP) e a Sociedade Portuguesa de Biofísica (SPBf). Os representantes destas sociedades integram o Conselho Consultivo da SPB.